Paróquia

Paróquia Santo Cura D´Ars

Você está em:

Grupo de oração com o objetivo de plantar os ensinamentos do Evangelho sob a inspiração do Espírito Santo no coração dos membros.

Encontros todas as quintas-feiras às 15 horas na Capela de São Judas e Nossa Senhora Aparecida

Cinquentenário da Renovação Carismática

E há 38 anos o grupo de oração “Serva do Senhor” começava na Cura d’Ars

A Renovação Carismática Católica nasceu no momento em que se começava a procurar caminhos para por em prática a renovação da Igreja, desejada, ordenada e inaugurada pelo Concílio Vaticano II. O movimento teve origem num retiro espiritual de final de semana realizado em 1967 na Universidade de Duquesne (EUA). No sábado à noite, os participantes foram sendo conduzidos para a capela, um de cada vez, e recebendo a graça que é denominada no Novo Testamento de Batismo no Espírito Santo, como um  novo Pentecostes.

Desde o princípio, os integrantes sentiram a necessidade de se reunirem em grupos de oração. Organizados nas paróquias e liderados por leigos, os grupos de oração são formados por um número variado de pessoas, em encontros semanais de louvor, testemunhos, acolhida e pregação da Palavra de Deus.

A experiência inicial, caracterizada por um reavivamento espiritual da vida nova no Espírito, com a manifestação dos seus dons, irá rapidamente transpor seu ambiente original. No Brasil, a Renovação Carismática Católica chegou em 1969, num retiro de final de semana, chamado de Experiências de Oração no Espírito Santo”, na cidade de Campinas. Este mesmo retiro foi pregado em Belo Horizonte em 1972, para um grupo pequeno de 8 ou 9 pessoas.

Na nossa paróquia, a Renovação Carismática Católica chega através do Grupo de Oração “Serva do Senhor”, fundado em 05/02/1981 pela Irmã Maria Coeli de Moura, que pertencia à Ordem das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora. A Irmã Maria Coeli esteve à frente do grupo durante 22 anos.

Nas palavras de Irmã Coeli: “O grupo de oração é um cantinho do céu, que Deus reservou para recebermos as suas graças e os seus dons, em abundância. Deus nos chama a sermos membros vivos da Igreja e vivermos as riquezas das primeiras comunidades cristãs.” É gratificante e encorajador constatar que o Grupo de Oração “Serva do Senhor” venceu o tempo e continua com o mesmo vigor. A fundadora e alguns participantes já se encontram na Pátria Celeste, junto de Deus. Você está vendo estes sorrisos, nas fotos? São sorrisos de quem passou por muitas tribulações e que hoje, com o poder e a força que vem do Espírito Santo, são vitoriosas em Cristo!

Os encontros do Grupo de Oração “Serva do Senhor” acontecem todas as quintas-feiras às 15 horas na nossa Capela. A Basílica conta ainda com o Grupo de Oração “Obra do Senhor”, que tem seus encontros nas quartasfeiras às 20 horas na Capela. Venha você também experimentar o Pentecostes semanal em nossa comunidade!

Vamos pedir com fé: “Renova os teus milagres nestes nossos dias, como em um novo Pentecostes. Permita que Tua Igreja, unida em pensamento e firme em oração com Maria, a Mãe de Jesus, e guiado pelo abençoado Pedro, possa prosseguir na construção do Reino do nosso Divino Salvador, reino de verdade e de justiça, reino de Amor e paz” (Papa João XXIII, na abertura do Concílio Vaticano II).