Programa de alfabetização de adultos.

Encontros na segunda-feira e na quarta-feira. De 17h às 19h, no Centro Pastoral.

O Projeto Anjo

Alfabetização de Adultos foi idealizado pelo Pe. Fernando de Melo. Desde a sua criação em março de 2004, muitos voluntários participam ativamente de sua construção e manutenção. No início do Projeto adotamos o livro do Método D. Bosco de Educação de Base ( Inspetoria São João  Bosco-BH- MG 2000). Depois de algum tempo, após observação minuciosa do público atendido, resolvemos criar o nosso próprio material de trabalho.

Primeiramente, elaboramos o livro de Matemática. Foi um longo período de pesquisa, seleção de atividades, digitação e montagem. Em seguida fomos criando os livros de Alfabetização:  I- Descobrindo a leitura e escrita; II- Palavras chave, revelando outras possibilidades; III – Construindo mais conhecimentos. Foram etapas muito significativas e de dedicação na escolha de atividades, digitação, correção, orientação didática e montagem final. Em 2015/2016, demos mais um grande passo. Foi elaborada a orientação didática, a Inclusão Digital para cada livro e acrescentada  aula de Arte e Expressão Corporal. E para concluir a etapa de aprendizagem dos alunos, a professora Idárci Esteves Lasmar escreveu e doou para o Projeto o livro; IV – Entrelaçando o texto e a interpretação. São informações de Geografia e de nossa sociedade, colocadas de forma criativa e interessante que ampliam  o conhecimento dos alunos.

O Projeto Anjo tem também por objetivo proporcionar aos alunos conhecer espaços diferentes. Participamos da campanha de popularização de Teatro, visitamos museus, exposições e cidades históricas. A habilidade de leitura, escrita e cálculo adquirida pelo aluno tem como objetivo capacitá-lo para o mercado de trabalho. Também é um importante estímulo para continuar seus estudos no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Após tantos anos de caminhada (março 2004 a março de 2018) o material didático do Projeto Anjo está completo e disponível para abrir outros campos de trabalho com a Alfabetização de Adultos em Comunidades que necessitem desse apoio. O Projeto terá muito que caminhar. E novos voluntários virão para continuar escrevendo sua história.