Paróquia

Paróquia Santo Cura D´Ars

Convivência entre os idosos por meio do entretenimento, cultura e lazer.

Segunda Feira Terça Feira Quarta Feira Quinta Feira Sexta Feira
15h Inclusão digital 8hs Inclusão digital 10h30 Inglês 8h Inclusão digital 18h Dança livre
15h Inclusão digital 14h Encontros Bordados 16h Atividades diversas:
1ª Quinta: Cinema Sessão Pipoca,
2ª Quinta: Oficina da Memória
3ª Quinta:Palestras, entretenimento
4ª Quinta: Oficina da memória
16h Ginástica Lian Gong 15h Inclusão digital
16h Inclusão digital
l6h Ginástica Lian Gong
60+ Tur: Passeios, cultura e lazer (empresas credenciaadas pela Embratur
Shalom: Visitas em domicílios, agendadas

Projeto 60+

São três anos do projeto que leva bem-estar às pessoas da terceira idade

No dia 19 de maio de 2019 o projeto 60+ completou 3 anos de existência em nossa paróquia, levando bem-estar e proporcionando convivência entre os idosos por meio do entretenimento, cultura e lazer.Umorgulho para Beatriz Leão (responsável pelo projeto) e a equipe que a acompanha. Sempre com o olhar de carinho, de cuidado com a comunidade, a paróquia observou desafios que nossos idosos enfrentam na nossa sociedade:

• Queixa de solidão, quase sempre a pouca dedicação da própria família a seus idosos, muito porque os filhos partiram de casa, residindo muitas vezes fora de Belo Horizonte.
  • Muitos dos idosos também não possuem condições ou pouco estímulo à prática de exercícios, essencial para sua saúde física e mental.
  • A falta de convivência com grupos de outros idosos e a falta de entusiasmo na participação ativa em nossa paróquia através de suas ações e pastorais.

Neste contexto é que foi criado o projeto 60+, com a proposta de abraçar os idosos e oferecer o máximo das necessidades para manter o equilíbrio físico e mental. Realmente um projeto de Deus para a nossa paróquia.

O Projeto 60+ proporciona atividades diferenciadas que tiram o idoso do estado de letargia e estimula o vínculo com a comunidade, quebrando os malefícios da solidão. Segundo diz a Beatriz: “Acredito que, se o idoso preservar a sua independência, vivendo na sua comunidade e de preferência perto da família, ele manterá sua saúde, com entusiasmo e alegria de viver. Incentivamos a saírem de casa para conversar, compartilhar experiências, produzir, encontrar amigos e fazer novas descobertas. Promovemos a interação e a troca de saberes, ajudando mutuamente e a comunidade no crescimento humano. Essa é a finalidade do Projeto 60+”.

Atualmente o projeto conta como uma extensa programação de atividades nos espaços de convivência. As atividades favorecem a possibilidade de expressarem-se emocionalmente por meio de criações artísticas, leituras e outros incentivos. A memória é estimulada por meio de jogos, atividades de concentração e expressão oral e corporal.

UMA ANDORINHA SÓ, NÃO FAZ VERÃO

Por trás de tantas atividades está uma grande equipe. São muitos voluntários que dedicam parte do seu tempo ao Projeto 60+, essa é a nossa grande riqueza e ao mesmo tempo nosso grande desafio. Há também muita colaboração para o custeio do projeto através de parcerias.

Recebemos apoio do comércio local, de universidades, clínicas, médicos, terapeutas, psicólogos e demais profissionais que trabalham na área da saúde. São também nossos parceiros cantores, artistas, contadores de história, músicos e pessoas da comunidade que nos auxiliam no dia a dia.

Uma contribuição financeira importante é a do Dizimo que cumpre, dessa forma, sua função social.

GRATIDÃO E AMOR
AO PROJETO DE CRISTO!

E as ambições do projeto vão muito além do que hoje ele apresenta, se depender das pessoas que hoje o organizam e incentivam, sempre com a gratidão a seus incentivadores ao longo de todos estes anos.

“Nosso objetivo é que ele seja semente para implantação em outras paróquias. O meu sentimento é de gratidão: agradeço a Deus pela inspiração e coragem. Agradeço, também, cada um que passou pelo Projeto; aos que estão firmes e incansáveis, no dia a dia; aos funcionários da Paróquia que nos acolhem com tanto carinho; a todas as pastorais que sempre nos estimulam e apoiam. Gratidão ao Pe. Carlos e ao Pe. Joel, grandes incentivadores do projeto e ao Pe. Juliano, que recebeu essa proposta com entusiasmo
e palavras motivadoras. Por fim, agradeço à comunidade, razão principal dessa iniciativa”, diz Beatriz.

Que Deus abençoe e ilumine o Projeto 60+!