Paróquia

Paróquia Santo Cura D´Ars

Você está em:

Pastorais e movimentos

A plenitude da vida cristã
Veja como você pode ajudar a igreja na prestação de
serviços à comunidade

O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos, além de tratar da importância da fé em Jesus Cristo, nos orienta sobre algumas boas práticas no exercício da vida cristã e na prestação de serviços na comunidade: “Como em um corpo temos muitos membros, cada qual com uma função diferente, assim nós, embora muitos, somos em Cristo um só corpo e, cada um de nós, membros uns dos outros. Temos dons diferentes, segundo a graça que nos foi dada.” Romanos 12,4-5

Assim, faz a Igreja. Para cumprir sua missão de anunciar o Evangelho, a salvação em Cristo e o Reino de Deus, e a agir como Jesus Cristo, realizando ações de solidariedade e se colocando à disposição de serviço para com todas as pessoas, sem distinção. A Igreja é como se fosse uma parte do corpo que precisa dos outros membros com diferentes funções trabalhando em prol de um só objetivo.

A Arquidiocese e as Paróquias, para aumentar e ampliar sua atuação junto à comunidade organizam-se em grupos, projetos, pastorais e ministérios reconhecidos, confiados e instituídos, que contam com a participação dos cristãos leigos e leigas que se colocam a serviço de Jesus Cristo, com o intuito de atender aos irmãos em suas mais diferentes necessidades, assim como nos ensinou Jesus.

Esses irmãos cristãos voluntários, que dedicam seu tempo ao trabalho nas pastorais, realizam as mais variadas tarefas conforme o carisma e o dom de cada um, em benefício dos nossos irmãos necessitados e podem contribuir também no desenvolvimento e execução de ações voltadas para o funcionamento da Igreja, tudo com a supervisão e orientação do Padre e da Arquidiocese.

Além disso, ao participar de um trabalho nas pastorais, ministérios, grupos e projetos da Igreja, os cristãos voluntários colocam em prática o compromisso assumido com Jesus ao receberem o sacramento do Batismo – o compromisso de apostolado: proclamar a Palavra e transformá-la em Verbo, através da ação, servindo ao Senhor conforme seu dom e a habilidades, seguindo Seus ensinamentos.

A Basílica do Santo Cura d’Ars também se organiza desta forma para o cumprimento desta importante missão da Igreja e se reúne, sob a orientação do Padre Joel, em 24 frentes de atuação que contribuem para o funcionamento da Igreja e em benefício da comunidade e dos necessitados.

Conheça algumas destas ações no quadro abaixo.

60+
Promove a boa convivência entre os idosos por meio do entretenimento, cultura
e lazer. Os encontros são
no salão paroquial.
Crisma
Preparação para o
Sacramento da Crisma.
Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
Leigas e leigos, perseve-rantes no testemunho e na vida cristã que se
colocam a serviço.
Anjo
Programa de
alfabetização de adultos,
é realizado às segundas
e quartas-feiras, das 17h
às 19h, no Centro
Dízimo
Trabalho de arrecadação
de recursos financeiros
para projetos sociais e
manutenção da Paróquia.
Obra do Senhor
Grupo de Oração da
Renovação Carismática
Católica (RCC), que busca manter acesa a
chama da oração no
meio de nós. Quarta-feira, às 20h,
na Capela.
Apostolado da Oração
Devoção ao Sagrado
Coração de Jesus, pela
santificação pessoal e a
evangelização. Sempre na
primeira sexta-feira do
mês, às 18h, na Basílica.
Encontro de Jovens com Cristo (EJC)
Encontros para jovens
com mais de 18 anos.
Pão Nosso
Distribuição de alimentos e roupas para
a população de rua,
levando também amor,
carinho, palavra e
aconselhamento. Sexta-feira, às 14h (preparação) e 19h30 (saída para distribuição), no pátio da Basílica
Associação Santa Rita
Grupo de mulheres que se reúne às segunda-feiras, de 14h às 17h, na rua Cura d’Ars, 485, para realizar trabalhos manuais.
Exéquias
A presença do Senhor ressuscitado no momento de dor e sofrimento com a separação causa da morte.
Semente
Encontros para evangelização de jovens
de 15 a 20 anos.
Ambulatório Santa Rita
Oferece consultas médicas e medicamentos a pessoas carentes. Funciona na Rua Cura
d’Ars, 485, de segunda a
sexta-feira, das 8h às 17h.
Aos sábados, o horário é
das 8h às 10h.
Grupo de Mães
Mães que oram pelos seus filhos
PASCOM
Pastoral da acolhida, da participação, das interrelações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação
Batismo
Catequese
Processo de iniciação e
educação da fé, prepara
para a primeira eucaristia. Os encontros
acontecem na terçafeira,
de 18h às 19h20, e
aos sábados, de 9h às
10h30, no Centro
Liturgia
Reuniões para preparar a
liturgia das Celebrações
Eucarísticas.
Serva do Senhor
Grupo de Oração com o
objetivo de plantar os
ensinamentos do Evangelho sob a inspiração do Espírito Santo no coração dos membros. Quinta-feira, às 15h, na capela.
Círculos Bíblicos
Grupos de reflexão da
Palavra de Deus, aplicada
na vida da comunidade e
no relacionamento
pessoal com Deus.
Mãe Rainha
Aliança de amor com a
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de
Schoenstatt por meio de
Capelinhas que visitam
as famílias a cada mês.
Renovação da Aliança
nas missas do dia 18.
Terço dos Homens
Homens da paróquia
participam desta
homenagem à nossa Mãe
Maria. Segunda-feira, às
20h, na Basílica.

Ficou interessado em ajudar? Quer saber mais? Entre em contato com a secretaria ou compareça ao local no dia do encontro. Será um prazer recebê-lo.