Paróquia

Paróquia Santo Cura D´Ars

Você está em:

Etapa que sucede a catequese infantil, estendendo a formação catequética como um processo constante.

Encontros:

Turma de Terça-Feira: 18h30 às 19h30

Turma de Sábado: 9h às 10h30

ALEGRES na Esperança;
FORTES na Tribulação e
PERSEVERANTES na Oração
(Rm 12,12)

Segundo as Sagradas Escrituras “vos é necessária a PERSEVERANÇA para se fazer a vontade de Deus e alcançar os bens prometidos” (Hb 10,36). A palavra perseverança é formada pelo prefixo per que significa totalmente, acrescido de severus, àquilo que é sério. Em síntese, significa manter-se firme, ser constante. Esse significado está intimamente ligado à fé, à qualidade do cristão em seguir seus propósitos com o olhar fixo em seu alvo: Jesus.

Na parábola do semeador, Jesus disse que a palavra que cai na terra boa “são os que ouvem a Palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança” (Lc 8,15). O período de formação para a Primeira Eucaristia, podemos comparar com essa semeadura. A palavra de Deus é semeada, cultivada e os nossos pequenos cristãos vivenciam o grande milagre: alimentar-se de Jesus, presente na Santa Eucaristia. Já não é mais pão e vinho e sim, Jesus.

Contudo, após a primeira eucaristia fica uma lacuna para os nossos pequenos cristãos: ainda não tenho idade para Crismar, o que fazer na igreja? É nessa lacuna que reside a pastoral (catequese) da Perseverança que dá segmento à caminhada cristã de nossos adolescentes. Como nossos encontros não visa preparação para um sacramento em si, buscamos fazê-los mais animados, com músicas e dinâmicas, tendo como base a palavra de Deus, a oração, a escuta e a ação.

Como está escrito em Atos dos Apóstolos 2, 42: “Perseveravam eles na doutrina dos Apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações”- pode-se dizer que essa é a essência da Perseverança da Paróquia Cura d’Ars. O objetivo da perseverança, enquanto catequese, está em promover a participação de nossos adolescentes nas pastorais da igreja, seja na acolhida, liturgia, ofertório, coral e entre outros. Seguindo o pedido do Papa Francisco, em tornar a igreja em saída, a proposta está em proporcionar trabalhos que envolvam o cuidado com a nossa casa em comum, seja na confecção e manutenção dos puxas sacos nas árvores do Bairro Prado, seja na evangelização nas ruas, com a entrega de flores, frases bíblicas… Nossos pequenos cristãos tem muitas ideias e sede de fazer algo diferente.

A cristandade está em levar Jesus em todos os lugares, anunciar o Evangelho e reconhecer Jesus em todas as pessoas. Quando se cuida de um pequenino, cuida-se verdadeiramente de Jesus. Esse ano, apoiados pela pastoral Pão Nosso, eles estão fazendo um trabalho lindo na distribuição de alimentos e roupas aos moradores em estado de rua. Essa vontade de ir ao encontro dos moradores em estado de rua partiu dos próprios adolescentes. Na temática da igreja em saída, também realizamos visitas em asilos e abrigos, levando alegria e uma palavra amiga a quem precisa.

Com essas atividades acreditamos que nossos adolescentes possam amadurecer na fé e sentir-se parte de uma comunidade, uma vez que vivenciam uma fase tão singular em sua formação humana.