Programação Semana Santa 2018

25 de março – Domingo de Ramos

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor!”

8h Caminhada pela Paz “Fraternidade e superação da violência” e Procissão de Ramos. Saída da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (trajeto: Praça N. Sr.ª de Lourdes, ruas Roma, Haia e Constantinopla) e da Igreja de Santa Luzia (trajeto: Igreja, ruas Ásia e Constantinopla). Bênção dos ramos na Rua Constantinopla com Rua Ásia (pede-se que se use camisa branca).

8h30min – Missa campal na Praça Nossa Senhora Aparecida, situada na esquina das ruas Constantinopla e Europa, próximo à Fazfort (em caso de chuva, a missa será na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes).

19h – Missa e bênção de ramos na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

LEVAR RAMOS PARA SEREM ABENÇOADOS.

26 de março – Segunda-Feira Santa

“Nosso Senhor dos Passos: Cristo carrega na Cruz a humanidade”

20h Missa do perdão, reconciliação e unção em Betânia, na Igreja Santa Luzia. Em seguida, procissão luminosa com a imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Rua Ásia, n.º 48 – Parque Turista (trajeto: ruas Modestino Corrêa e Ásia).

27 de março – Terça-Feira Santa

“Nossa Senhora das Dores: Maria dolorosa busca pelo filho”

20h – Momento de Espiritualidade e reflexão sobre as setes dores de Maria, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Em seguida, procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Rua Bruxelas, n.º 77 – Parque Recreio (trajeto: ruas Viena, Roma e Bruxelas).

28 de março – Quarta-Feira Santa

O encontro de Maria com seu filho a caminho do Calvário

20h – Procissão. Em seguida, na Praça Nossa Senhora de Lourdes, reflexão sobre o encontro de Maria com Jesus.

Saída das procissões:

Nosso Senhor dos Passos: Rua Ásia, n.º 48 – Parque Turista (trajeto: ruas Ásia, Haia, Roma e Praça Nossa Senhora de Lourdes).

Nossa Senhora das Dores: Rua Bruxelas, n.º 77 – Parque Recreio (trajeto: ruas Bruxelas, Roma e Praça Nossa Senhora de Lourdes).

29 de março – Quinta-Feira Santa

“Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,15)

9h No Mineirinho, Missa da Unidade com a bênção dos santos óleos, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.

Saída às 7h30min da Praça Nossa Senhora de Lourdes. Reserve sua passagem na Secretaria Paroquial (informações: 3354-5616).

TRÍDUO PASCAL

“Também deveis lavar os pés uns dos outros” (Jo 13,14b)

20h – Missa da Ceia do Senhor: instituição da Eucaristia, rito do lava-pés, traslado do Santíssimo Sacramento e adoração até as 23h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e na Igreja de Santa Luzia.

30 de março – Sexta-Feira da Paixão do Senhor

“Tudo está consumado!” (Jo 18,30)

(Dia de jejum e abstinência, silêncio e oração)

5h30min – Via-Sacra, saindo da Praça Nossa Senhora de Lourdes em direção à Igreja de Santa Luzia (trajeto: ruas Roma, Lisboa, Moscou, Sofia, Constantinopla, África, Paraopeba, Ásia e Igreja de Santa Luzia).

8h – Adoração na Capela do Santíssimo, no Centro Pastoral, durante todo o dia. De hora em hora, uma pastoral ficará responsável.

10h às 12h – Confissão individual na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

15h – Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor: orações e adoração da Cruz na Igreja de Santa Luzia.

18h Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor: orações e adoração da Cruz na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Em seguida, procissão luminosa pelas ruas da comunidade (trajeto: ruas Viena, Berlim, Sofia, Paris, Viena e Praça N. Sr.ª de Lordes).

31 de março – Sábado Santo

“Ide depressa contar aos discípulos que Ele ressuscitou dos mortos” (Mt 28,7)

21h – Solene Vigília Pascal: bênção do Fogo Novo; liturgias da luz (levar vela), da Palavra, batismal e eucarística.

Após a Vigília, haverá a PARTILHA PASCAL (levar lanche caseiro).

1º de abril – Domingo da Ressurreição

“Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!” (Sl 117,24)

8h30min – Missa de Páscoa na Igreja de Santa Luzia.

10h e 19h – Missa de Páscoa na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Neste dia, não haverá missa às 7h.